Análise FIFA 10 - Xbox 360
Seg Jan 10 2011, 15:22
Essa notícia foi feita dia: 26/10/2009 por CLAUDIO PRANDONI Da Redação da Uol Jogos
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A Electronic Arts mantém a tradição e traz neste final de ano uma nova
versão atualizada da popular série de futebol. Graças à impressão
extremamente positiva deixada por "FIFA 09" na temporada passada, a
expectativa por este episódio foi maior do que de costume.
Sem
grandes apostas ou novidades, "FIFA 10" impressiona bastante pela imensa
quantidade de conteúdo e opções de jogo, incluindo aí um detalhado
sistema de estatísticas e um sistema online colossal e competente.
Todavia,
os controles pouco apresentam do refino prometido pelos produtores.
Ainda que isso dificilmente desagrade quem já é fã da franquia, tampouco
deve chamar atenção de quem ainda não se encantou pela série da EA.
Um mundo de opções
"FIFA
10" apresenta um leque amplo e variado de tipos de jogo. Desde
amistosos simples até ligas e campeonatos completos de um punhado de
países - incluindo Brasil, Itália, Espanha, Inglaterra e outros menos
conhecidos, como República Tcheca.
do tradicional estilo de controles em que se comanda a equipe inteira,
há também o Manager Mode, em que se atua apenas como técnico, e o Be a
Pro, no qual movimenta-se apenas um jogador (ao melhor estilo do antigo e
pouco conhecido "Libero Grande", para fliperamas e PSone) e deve-se
cumprir objetivos e evoluir como atleta, quase como se fosse um RPG.
De
fato, estas duas opções não são novidades e apresentam algumas pequenas
melhorias em relação à edição passada, tornando-se mais fáceis de
entender e dominar.
O game brilha ao conseguir transportar e
aperfeiçoar toda essa estrutura para o ambiente online. Todos esses
tipos de partidas já comentados podem ser jogados online, contando até
com a épica partida em que 20 pessoas podem jogar simultaneamente, cada
uma controlando um atleta em campo (só os goleiros ficam de fora).
"FIFA
10" ainda apresenta um sistema de ranking e pontuação, que possibilita
comparar seu desempenho por meio de diversos filtros, conferindo seu
talento contra amigos ou jogadores de todo o mundo, por exemplo.
Novamente, nada disso estreia aqui, mas todos apresentam melhorias. A
grande inovação online é a opção de mandar vídeos de gols para um site
específico do game, uma espécie de rede social exclusiva de "FIFA 10", e
assim compartilhar mais facilmente seus tentos e conquistas no game.
Mecânica complicada
Todas
essas opções de partidas comentadas são todas bem feitas e polidas. Os
modos de partida online funcionam bem e apresentam mecanismos que
impedem chateações desnecessárias comuns em games de futebol (como o
adversário apertar o botão de pausa quando você está próximo de fazer um
gol).
todos dependem, claro, da mecânica de jogo em campo e aí "FIFA 10"
divide opiniões tanto quanto os episódios anteriores. A mecânica é
claramente baseada em "FIFA 09". Os produtores prometeram uma série de
inovações para os dribles, cobertura e disputa de bola e todas de fato
estão no game. Contudo, são comandos e mecânicas tão difíceis de dominar
e aplicar em jogo que mesmo veteranos vão penar para entender e
utilizar de forma eficiente. Novatos então sequer vão se dar ao trabalho
de aprender a usar, visto que mais atrapalham do que ajudam durante a
partida.
A física de bola mantém o estilo dos títulos anteriores
também, sendo muito oscilante. Por vezes a pelota realmente comporta
como seria na vida real, em outros momentos se assemelha mais a um balão
de gás, flutuando pelos gramados de forma inverossímil.
Para
completar a inteligência artificial também tem altos e baixos. Seus
companheiros atuam de forma dinâmica e se adaptam a seu estilo de jogo
(errando e batendo cabeça muitas vezes durante as partidas, é verdade), o
que permite alto grau de personalização das táticas. Todavia, é difícil
entender como os goleiros ainda atuam de maneira robótica, imprevisível
e ruim. Em testes realizados na redação ocorreram falhas grotescas,
como o arqueiro ficar olhando a bola a menos de um metro de distância na
pequena área e não pegá-la, deixando o atacante adversário chegar e
arrematar para o gol. Houve até uma reprodução do clássico bug do
primeiro "FIFA", de 1994, no qual bastava posicionar seu atleta colado
na frente do goleiro quando ele chutasse a bola para ela rebater no
atacante e entrar no gol.
Por fim, outro ponto negativo
específico para nós brasileiros é a diminuição dos times brasileiros
100% licenciados (conforme explicou reportagem de UOL Jogos). Das vinte equipes que representam o país no game, somente oito apresentam nome, escudo e uniformes oficiais.
Bonito de longe
Nos
aspectos técnicos de visual e som a série "FIFA" continua apresentando
um alto nível. A narração original em inglês tem dezenas de linhas
diferentes, que combinam com os diversos tipos de situações, mas por
vezes sofre atrasos nos comentários.
que, assim como em "FIFA 09", a dublagem brasileira presente na versão
para PC seja disponibilizada nos consoles e seja tão competente quanto a
inglesa e sem essas chatas demoras para comentar o que acontece no
gramado.
O visual impressiona, principalmente pelos efeitos de
luz e detalhes nos jogadores e estádios. Contudo, apenas de longe fica a
boa impressão, visto que de perto os jogadores pecam por uma aparência
artificial, como se fossem bonecos de plástico, e animações robóticas,
cheias de pequenas travadas. Jogue com alguma câmera de visão aérea
superior (inclusive no Be a Pro, que tem por padrão uma câmera bem
próxima, e evite se chatear com esses incômodos técnicos).
CONSIDERAÇÕES
"FIFA 10" é disparadamente a melhor versão do simulador de
futebol da Electronic Arts. Belos gráficos, centenas de equipes,
diversos modos de jogo, robusto sistema online e um grande número de
opções de personalização agradam em cheio os fãs mais detalhistas do
esporte. Nos controles, jogadores antigos de FIFA vão se sentir à
vontade, ainda que possam penar para aproveitar todas as novidades. Já
os partidários de "Pro Evolution Soccer" e aqueles não tão apaixonados
por futebol encontrarão nos controles e inteligência artificial falha
motivos de sobra para não dar muitas chances ao game.
Fonte: Jogos Uol
Re: Análise FIFA 10 - Xbox 360
Ter Jan 11 2011, 16:18
Fica 2010 ninguem deve estár mas jogando em 2011 :S
Re: Análise FIFA 10 - Xbox 360
Ter Jan 11 2011, 18:32
É por isso que é um Review, UHAHA'SworldMaster escreveu:Fifa 2010 ninguem deve estár mas jogando em 2011 :S
Re: Análise FIFA 10 - Xbox 360
Ter Jan 11 2011, 19:56
ah tah :S , mais aí pra min fica só tem gráficos fora isso o jogo é mt ruin D:
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