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Analise: UFC Undisputed 2010 Empty Analise: UFC Undisputed 2010

Sáb Jul 02 2011, 00:43
Analise: UFC Undisputed 2010



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Desenvolvedor: Yuke's - Distribuidor: - THQ
Gênero: Luta - Jogadores: 1-2
Lançamento: 25 de Maio de 2010


O
Ultimate Fighting Championship é algo relativamente recente no nosso
país. Desde o início das transmissões do programa na SIC Radical que
conseguiu angariar um número considerável de simpatizantes com a
modalidade das Mixed Martial Arts. Penso que isto deve em grande parte à
febre do Wrestling, mais propriamente da WWE, que abateu Portugal há
uns anos e que começou a desvanecer recentemente. Com esta perda de
audiência nos programas de Wrestling, o tempo e a atenção dada pela
televisão a este desporto começou a diminuir.

Acredito que grande
parte da audiência do Wrestling transitou para o Ultimate Fighting
Championship. É verdade, existem muitas diferenças entre os dois
programas/desportos mas também existem semelhanças. Até temos o caso de
Brock Lesnar, um ex-wrestler que está agora no Ultimate Fighting
Championship. Bobby Lashley é mais um exemplo, outro ex-wrestler que
aderiu às Mixed Martial Arts, mas não pertence ao Ultimate Fighting
Championship.

Quando a THQ e a Yukes anunciaram o primeiro UFC
Undisputed criaram-se imediatamente grandes expectativas para o jogo,
isto porque estas eram a mesma editora e produtora da famosa franquia
WWE. Tal como se esperava, UFC 2009 Undisputed foi um sucesso e
tornou-se desde logo algo obrigatório para os fãs da modalidade.

Passado
um ano desde o lançamento do original, chegou UFC Undisputed 2010 que
promete melhorar a experiência adicionando novas coisas ao jogo para se
tornar ainda mais fiel ao Fighting Championship. Se jogaram o anterior, a
adaptação é feita num segundo. Os controlos e mecânicas são exactamente
iguais mas continuam a ser a melhor recriação daquilo que acontece
dentro do ringue octogonal, embora o EA Sports MMA prometa ser um sério
rival nesse aspecto.


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O improvisado sistema de 'sway' permite esquivar rapidamente os golpes adversários.
Os
quatro botões principais do comando representam cada uma das mãos e pés
do lutador. Ao combinar esses botões com o analógico e gatilhos
esquerdos dão origem a uma grande variedade de golpes fracos, médios e
fortes. É importante saber conjugar estes golpes para combos que vão
desgastando o oponente. Utilizar vezes sem conta o mesmo golpe é uma
estratégia que não resulta, o lutador fica rapidamente sem stamina e
mais vulnerável a ataques adversários. Esquivar e contra-atacar um golpe
no momento certo é uma vantagem e pode fazer a diferença no resultado
final de um combate.

É nas manobras de submissão e transições
onde está a maior complexidade e dificuldade. Quando amarrámos o
oponente ou somos amarrados por ele (a isto chama-se grapple), as
transições são feitas ao efectuarmos rotações de um quarto-de-círculo no
analógico direito. Isto não quer dizer que a transição vai ser feita
imediatamente, o oponente vai lutar contra isso e pode levar várias
tentativas até sermos sucedidos. Para escapar a uma manobra de submissão
é preciso rodar freneticamente o analógico direito, mas mais uma vez,
isso não quer dizer que vamos escapar. Existem manobras como o Triangle
Chock que são muito eficazes e difícil de escapar. Em todas as vezes que
joguei, apenas perdi uma vez por KO e TKO, o resto foi tudo por
submissão. Não há dúvidas que é um sistema difícil de dominar.

Os
cantos e as redes do ringue podem ser usados a nosso favor. Amarrem o
oponente e empurrem-no até aos limites do ringue, encostem-no lá e
distribuam socos e joelhadas. Se estiverem na posição contrária, é
difícil sair de lá, às vezes a solução é aguentar até ao final do round.
Nem sempre a rede funciona a nossa favor, se estiverem a lutar perto
dela e tentarem efectuar um takedown, podem acidentalmente encostar o
oponente à rede e este não cai ao chão.

Os lutadores disponíveis
são mais de 100 e estão divididos em cinco classes de peso:
Heavyweights, Light Heavyweights, Middleweights, Welterweights e
Lightweights. Quem já viu algum programa do Ultimate Fighting
Championship vai reconhecer caras famosas como Chuck Liddell, Mauricio
Rua, Wanderlei Silva, Roy Nelson, e muitos outros. Devo dizer todos os
lutadores estão incrivelmente detalhados e carregados com todos os
pormenores possíveis, e o suor e sangue nos lutadores são dos mais
realistas que já vi.


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Entre os vários modos que existem, o melhor é o
“Career Mode”. Aqui vocês vão criar um lutador e começar do zero uma
carreira nas Mixed Martial Arts, mais propriamente na World Fighting
Aliance e mais tarde, após ganharem alguns combates, poderão assinar um
contracto com o Ultimate Fighting Championship. O que este modo faz
muito bem é representar o treino e a preparação de um verdadeiro lutador
desta modalidade. Antes de cada combate podemos aumentar os stats do
nosso lutador frequentando o ginásio. Ao fim do vosso treino serão dados
um certo número de pontos (conforme a vosso desempenho no treino) para
distribuírem pelas várias habilidades. Novos golpes, manobras de
submissão e transições podem ser aprendidas pelo nosso lutador ao
visitar um dos muitos ginásios existentes, deste modo, começámos a
formar um estilo de luta próprio e personalizado. Não frequentar
regularmente o ginásio vai resultar numa diminuição da vossas
habilidades. Contudo, treinar em demasia sem dar descanso ao lutador
aumenta as probabilidades de uma lesão.

Acertem em cheio no
queixo do oponente e provavelmente ganharão o combate por knockout. Se
for suficientemente espectacular, até têm direito a uma repetição em
câmara lenta onde vêem a cara do adversário a deformar-se com o vosso
golpe.
Conforme forem ascendendo na vossa carreira, surgirão cada vez
mais patrocinadores. Se ganharem um combate, os vossos patrocinadores
contribuirão com uma determinada quantia de dinheiro que poderá ser
usada para contratarem melhorem e evoluírem os vossos stats mais
rapidamente. Os patrocinadores também contribuem com vestuário para
vocês usarem como calções, t-shirts e bonés.

Depois de
conseguirem assinar contracto com Ultimate Fighting Championship não
podem perder vários combates seguidos pois assim irão ser despedidos.
Quantos mais combates ganharem, mais hipóteses têm de competir pelo
título do UFC. O objectivo final do “Career Mode” é tornarem-se campeões
da vossa classe de peso.

Outras novidades trazidas pela edição
2010 de UFC são a possibilidade de ganhar um combate causando um corte
agravado ou lesão no oponente, a introdução de novos estilos de luta
(Karate, Wrestling Greco-Romano e Sambo) e novas arenas (GM Place,
Centre Bell e o O2). Aviso que existe um modo online mas para acederem a
este modo irão necessitar de um código que se encontra dentro da caixa
do jogo. Se não tiverem este código e quiserem jogar, terão de pagar
para por ele. Este é um dos primeiros jogos a usar este sistema
controverso mas não será certamente o último. No futuro iremos ver cada
vez mais jogos a aderirem a este sistema.


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Sem dúvida que UFC Undisputed 2010 é um evolução
considerável em relação à versão anterior. As melhorias em vários
aspectos tornaram-no um jogo ainda mais sólido e robusto que recria
fielmente o mundo do Ultimate Fighting Championship. De momento, é o
melhor jogo de Mixed Martial Arts no mercado, se gostaram do anterior ou
se gostam desta modalidade, então este é um título que devem ponderar
em adquirir.


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Nota Final:
8/10




Fonte: Eurogamer
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