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[REVIEW OFICIAL] Dead Rising 2 Empty [REVIEW OFICIAL] Dead Rising 2

Ter Out 05 2010, 19:15
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Desenvolvedor: Blue Castle Games
Distribuidor: Capcom
Gênero: Ação/Plataforma
Lançamento: 28 de Setembro de 2010
Faixa etária: Indefinida

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Introdução

Dead Rising 2 é o sequência do grande sucesso que despontou inicialmente no Xbox 360 (aparecendo mais tarde no Nintendo Wii com o nome de Chop Till You Drop). A franquia se mostra intensa neste game da Capcom, pois, mais uma vez, muitos zumbis preenchem a tela e oferecem fortes momentos de diversão àqueles com vontade de matar.

A história de Dead Rising 2 ocorre vários anos após a terrível invasão de zumbis em Willamette. Infelizmente, o vírus não foi eliminado no primeiro game. Dessa forma, a ameaça não foi contida e todo o território dos Estados Unidos está em perigo devido aos contínuos ataques de mortos-vivos.

Fortune City, o paraíso das apostas, é o novo cenário onde os jogadores possuem a oportunidade de "passear" e utilizar uma ampla variedade de objetos para repelir a grande massa de inimigos. Como de praxe, elementos tradicionais como ação, humor negro e muita pancadaria estão presentes no segundo game.

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Gripe suína que nada, Chuck Green terá que encarar uma pandemia muito mais perigosa.

”Mais zumbis, novas armas e uma intensa sensação de estar cercado por centenas de mortos-vivos". Foi assim que Keiji Inafune — produtor de Dead Rising 2 — resumiu o que está por vir na continuação do bem recebido título de estreia da série. Lançado originalmente em 2006, com exclusividade para o Xbox 360, o jogo Dead Rising, foi um tremendo sucesso, comercializando mais de 1 milhão e meio de cópias ao redor do globo.

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Desenvolvido pela Capcom, o título original inovou o gênero e introduziu um novo cenário ao já bem explorado tema dos ataques de zumbis (a própria Capcom que o diga, com a sua linha Resident Evil).Mesclando o que há de melhor nos thrillers com as novidades que um console de nova geração pode oferecer, Dead Rising colocava o jogador no meio de uma multidão de zumbis, sendo que o seu principal objetivo era o de sobreviver.

Agora, sob os cuidados da desenvolvedora canadense Blue Castle Games (sendo que a Capcom ficou encarregada somente da distribuição), Dead Rising 2 deve trazer ainda mais ação e, é claro, zumbis para os videogames.


O retorno dos mortos vivos.

Durante a última Captivate (evento realizado pela Capcom para apresentar seus projetos), Inafune adiantou que não haverão grandes alterações na dinâmica de jogo. Ou seja, o mesmo esquema de sucesso deve retornar com alguns pequenos ajustes e outras melhorias. São mais missões para superar a avançar e, acima de tudo, o mesmo tom satírico que tanto agradou aos fãs da primeira edição.

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Portanto, o conceito não se alterou, exceto no que diz respeito ao cenário e natureza da história. Se na primeira vez você acompanhou a saga do foto-jornalista Frank West que desvendou o segredo por traz do incidente em Willamette, agora você encarna o piloto de motocross Chuck Greene.

O atleta radical encontra-se na glamourosa Fortune City (uma cidade inspirada em Las Vegas), quando a pandemia zumbificadora começa a se alastrar. No meio de toda a confusão o rapaz (um pai atencioso), acaba perdendo a sua filha e passa então a lutar desesperadamente contra as hordas de seres pútridos para recuperá-la.


Pai amoroso, atleta radical e exterminador de zumbis.

As habilidades manuais de Chuck Greene e seu gosto por adrenalina se refletem na enorme gama de armas improvisadas utilizadas pelo novo protagonista da série. Tacos, guitarras, espadas, caixas registradoras e pasmem, até mesmo uma cabeça de veado empalhada são transformadas em objetos letais na mão do jogador.

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Entretanto, pelo que pode ser visto no vídeo apresentado na Captivate 09 duas ferramentas vão proporcionar inúmeras baixas nas fileiras dos mortos-vivos. Uma motocicleta e duas motos-serras formam uma arma extremamente letal e visualmente ameaçadora.

Aparentemente Chuck é um faz-tudo capaz de improvisar armas com qualquer objeto. Outra “criação” do artista a um bastão com uma moto-serra em cada extremidade.


O multiplayer permitirá encontrar o mais eficiente exterminador de zumbis!

Era óbvio que haveria um modo single player para o game. Afinal de contas, ele é praticamente essencial para contar a história do título de forma contínua e coesa. Porém, a confirmação de um modo multiplayer muda tudo, já que desta vez você terá a chance de competir com outros jogadores para ver quem é o mais eficiente exterminador de mortos-vivos.

Quando digo “competir”, é porque os modos multiplayer — ao menos os demonstrados até agora, que provavelmente serão os que veremos no jogo completo — são todos competitivos. Não há nenhum que coloque os jogadores em ação cooperativa, para destruir os oponentes em equipe. A questão aqui é disputar com os outros pela supremacia na arte de liquidar zumbis.

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Um “detalhe” deve ser ressaltado: nada de atmosfera sombria e tenebrosa enquanto os jogadores competem. Haverá, o tempo todo, um apresentador nada convencional que apela para piadas sexuais e tiradas cômicas a respeito da mãe dos personagens sem parar. Além disso, os apetrechos à disposição de todos para realizar suas tarefas são dos mais criativos.

Cada um dos participantes — cujo número pode ir até quatro — possui uma jaqueta de motociclismo de uma cor diferente e participa de um programa chamado “Terror is Reality”. Além disso, existem vários modos diferentes que permitem a todos deixar a imaginação rolar e matar os zumbis das mais diferentes maneiras.

O primeiro modo é Ramsterball, e — como o nome indica — nele os personagens estão dentro de uma bola para hamsters com a qual é possível esmagar progressivamente os mortos-vivos ao redor. A movimentação não tão fácil assim e o jogador deve lidar com as inúmeras batidas nas paredes e nas bolas de outros jogadores para sair vitorioso.

Outro modo é o Headache — inglês para “dor de cabeça” — no qual o objetivo é colocar alguns capacetes em forma de balde na cabeça dos zumbis para em seguida explodi-los remotamente. Quanto mais cabeças forem destruídas ao mesmo tempo, mais pontos, mas é necessário tomar cuidado com os outros jogadores que estarão tentando fazer a mesma coisa.

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Pounds of Flesh — algo que poderia ser traduzido, não literalmente, por “quilos de carne” — coloca à disposição do jogador chifres de alce para serem utilizados como arma. Com eles, é possível literalmente arremessar os diferentes mortos-vivos encontrados pelos cassinos, de forma completamente hilariante.

Finalmente, Slicecycles é um modo completamente alucinado no qual motosserras são acopladas a uma motocicleta, a qual é em seguida utilizada por seu personagem para fatiar zumbis a torto e a direito. A quantidade de sangue espalhada é tão grande que poderia ser usada em transfusões para o mundo inteiro durante anos e ainda sobraria.


Sete mil zumbis

Isso mesmo, não é exagero, a primeira versão do jogo apresenta durante a Captivate 09 apresentou cenas de Dead Rising 2 contendo o estarrecedor número de criaturas.

Inafune disse que, por questões de logística (se houvessem mais zumbis na tela não haveria espaço para o jogador se locomover) estava contente com apenas quatorze vezes mais zumbis do que no jogo anterior. Lembrando que quanto maior a número de criaturas menor a qualidade dos mesmos.

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Mas os gráficos do jogo não se limitam a capacidade de amontoar mortos-vivos na tela. Entre os outros trunfos do título estão o design do cenário (colorido e repleto de luzes) e os excelentes efeitos de luz e sombras dinâmicas.

Segundo os executivos da Capcom, a empresa espera que Dead Rising 2 ofereça grandes melhorias visuais. A intenção não é ter um grande salto em comparação com o primeiro jogo, mas continuar a experiência de aniquilação zumbi aumentando a sensação de estar cercado, ao mesmo tempo em que também mantém o humor e inteligência presente no jogo original.


Tarantino invejaria tanto sangue

Se zumbis são mortos-vivos, como têm sangue? Não importa. O que importa é a quantidade de fluido que pode vazar deles ao serem estraçalhados pela quantidade mais absurda de armas que você pode imaginar. Enquanto o primeiro Dead Rising possuía uma certa preocupação com a história e com uma narrativa coesa, o segundo capítulo da série foca na ação. E que ação.

Em uma versão demonstrativa exposta recentemente, foi possível constatar que existem diversos cenários “sandbox” que compreendem o cerne da experiência do título. Em um deles, o protagonista está em uma avenida na famosa Las Vegas Strip — não, não é um clube adulto, é uma parte de uma rua — acompanhado por tantos zumbis que é impossível não acertar um ao coçar as próprias costas.

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O objetivo, nessa versão, é conseguir 20.000 pontos de forma a destravar uma rodada bônus. Como zumbis não faltam, não parece ser muito difícil — difícil vai ser lavar a roupa depois de tal empreitada, já que estará mais encharcada de sangue do que uma gaze de pronto-socorro. Nada que não possa ser resolvido, no entanto.

O ponto alto da demonstração foi a visualização de algumas das formas de eliminar os acéfalos que rodeiam Chuck. Foi possível utilizar um cortador de grama para debulhar o rosto deles, ou mesmo segurar o equipamento acima da cabeça de um e empurrar para baixo até que não tenha sobrado nada além de geleia de morto-vivo.

Até mesmo a tradicional serra-elétrica pode ser modificada para maior aproveitamento e eficiência. Encontrou um remo de caiaques? Maravilha, então amarre a serra na ponta dele e amplie a distância que seu pequeno brinquedo pode atingir, para decapitar e fragmentar os corpos dos malditos canibais que insistem em querer derrubá-lo a qualquer custo.

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Até mesmo objetos mais inusitados podem ser usados contra as legiões putrefatas... Existia na demo uma sex shop, na qual o jogador podia encontrar vibradores e outros “brinquedos” que podiam ser atirados nos zumbis, causando efeitos diferentes... Até onde a imaginação dos desenvolvedores vai é algo que só poderemos saber no lançamento do game.

Nos dez minutos dessa fase, várias centenas de zumbis acabaram mortos e o protagonista ainda estava pronto para mais. Ficamos torcendo para que o título não se resuma a isso mas que mantenha o ritmo frenético durante toda sua duração. Descobriremos ainda este ano, no dia 31 de agosto.

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