E3: Ataque inteligente e controle de bola são principais novidades de FIFA 13
Sex Jun 08 2012, 10:13
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E3: Ataque inteligente e controle de bola são principais novidades de FIFA 13
Sejamos honestos: por mais que tentem, os jogos de futebol ainda não
conseguem transmitir com fidelidade a emoção de uma partida de verdade.
Porém, a EA Sports está perto de fazer isso em FIFA 13.
A apresentação do simulador na E3
deste ano apresentou novidades que sempre fizeram falta nas disputas de
final de semana. Os atletas virtuais estão cada vez mais inteligentes,
entendendo como acontecem as coisas ao seu redor.
Os atacantes,
por exemplo, não são mais enganados facilmente pelo posicionamento dos
zagueiros e tentam ficar sempre em posição legal para evitar o apito de
impedimento. Para isso, eles tentam manter se manter em linha com os
defensores e só arrancam a toda velocidade depois que o centroavante faz
um toque de bola.
Por outro lado, os defensores continuam
mudando de direção rapidamente na tentativa de colocar os atacantes em
posição ilegal e ‘cavar’ um impedimento. David Rutter, produtor
executivo de FIFA 13, diz que a inteligência artificial leva em conta os atributos dos jogadores e o ‘estado mental’ do time.
Na prática é possível ver que os jogadores estão realmente mais cientes
do posicionamento dos oponentes. Na partida que UOL Jogos pôde
experimentar, houve muito menos impedimentos do que acontece em “FIFA
12”.
Controle de bola e primeiro toque
O domínio da pelota também está mais apurado e jogadores como
Ronaldinho Gaúcho e Messi têm um alto controle de bola e dominam a
redonda como ninguém. Mas em FIFA 12
qualquer jogador com o atributo acima de 60 conseguia receber
levantadas de bola e dominar a bola como se tivessem um velcro em suas
chuteiras. Em FIFA 13 isso vai mudar.
Para isso serão levados em consideração diversos fatores além do
atributo. Entra na conta a pressão dos adversários, o posicionamento, a
força do toque e até a forma que a bola está girando antes de chegar ao
jogador. Com isso será difícil um jogador marcado por três adversários
conseguir dominar a bola e correr para o gol – e o mesmo vale para a
defesa, ou seja: fazer toque alto de bola dentro da grande área pode ser
muito arriscado.
O controle de bola também foi alterado.
Segurar os dois gatilhos do controle ao mesmo tempo ativa o que a EA
Sports chama de ‘Precision Dribling’. Com isso o jogador com um alto
atributo de controle de bola (como Cristiano Ronaldo) pode encarar um
defensor e fazer fintas que enganam, criando mais oportunidades de
cruzamento ou até mesmo finalizações.
Essa mecânica foi criada em FIFA Street e acabou incorporada em FIFA 13 para fazer jogadas mais bonitas, dignas de jogadores como Neymar e Beckham.
Fonte : Uol Jogos
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