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rafaelcarma
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Qui Mar 24 2011, 21:00
Introdução

Transformice é um jogo em Flash online, desenvolvido por “Tigrounette”. Como os outros, primeiramente foi lançado no Jeuxonline.info. Este minigame não é o primeiro, e tem antecessores bem conhecidos. De fato, o jogo Extinction
(pela mesma autora), nomeado Aaaah, foram os primeiros a lançar o
conceito destes jogos em linha muito simples, amigável e acessíveis para
todos. Poderemos citar muitos outros: Fortress, Bouboum, ou ainda Dead
Meat, que teve igualmente muitos sucessos.

Nesta página, vamos acompanhar a história de Transformice graças à dois outros jogos que são os seus irmãos mais velhos: “Aaaah” e “Poisson"


Transformice é um jogo em Flash online, desenvolvido por “Tigrounette”. Como os outros, primeiramente foi lançado no Jeuxonline.info. Este minigame não é o primeiro, e tem antecessores bem conhecidos. De fato, o jogo Extinction
(pela mesma autora), nomeado Aaaah, foram os primeiros a lançar o
conceito destes jogos em linha muito simples, amigável e acessíveis para
todos. Poderemos citar muitos outros: Fortress, Bouboum, ou ainda Dead
Meat, que teve igualmente muitos sucessos.

Nesta página, vamos acompanhar a história de Transformice graças à dois outros jogos que são os seus irmãos mais velhos: “Aaaah” e “Poisson”.


No início: Extinction e Aaaah!

A aventura começou em abril de 2008, com o lançamento de Extinction.fr, e
"Aaaah", um minigame com uma extrema simplicidade. Como sempre, o anúncio do lançamento do jogo pela Tigrounette foi publicado no Jeuxonline.info.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O
objetivo do jogo Aaaah é o núcleo de todos os minigames Extinction:
Personagens no canto inferior esquerdo, que devem chegar no ponto de
encontro (neste caso, em uma farmácia ou um hospital) na parte superior
direita, tudo isso, ajudado por um guia que traça um caminho no mapa,
graças ao seu mouse.
Sua arma? O grito! A barra de espaço permite que eles gritem: "Aaaah!",
Assustando todos os personagens próximos que são empurrados para trás.

Aqui está uma imagem de uma parte básica do Aaaah, em um mapa não especificado:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A adição de contaminação (um jogador que está contaminado não pode
terminar a rodada mais, e podem contaminar outros jogadores) foi a única
novidade importante. Com Aaaah, foi possível criar mapas de si mesmo
graças ao editor de mapas. Os mapas oficiais, de número reduzido, têm
propriedades que não foram possíveis de criar com o editor. No entanto,
alguns jogadores se tornaram mestres na criação de mapas, seja no nível
estético, ou no nível técnico.


Poisson, ou “a primeira versão" de Transformice

O verdadeiro antepassado do Transformice foi o jogo “Poisson” (Peixe),
que alguns não conheceram talvez devido à sua duração de vida
extremamente curta. Constituia “a primeira versão” de TM, foi colocado
on-line durante alguns meses, antes de fechar definitivamente para abrir
espaço para os ratinhos que conhecemos bem.

Assim Poisson foi um minigame similar ao TM, embora menos avançados
graficamente. Os personagens eram peixinhos (que fizeram sua primeira
aparição no Aaaah em 01 de abril), que tinha a irritante tendência para
escorregar em todas as superfícies inclinadas:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Uma vez logado, você entrava no mundo fabuloso de Poisson, e você se
encontrava afogado em uma horda de peixes selvagens, que tentavam
desesperadamente voltar ao aquário, sua única esperança de se refrescar,
e portanto, sobreviver.

As regras do jogo, muito similares às de Aaaah, permaneciam simples e
básicas: Os peixes começam na parte inferior esquerda de um mapa, e
devem voltar ao aquário, na parte superior direita do mapa. Eles são
ajudados por um guia, que podia pôr objetos em qualquer lugar, e não era
fisicamente presente no jogo (ao contrário do xamã do Transformice).

Aqui está duas imagenss do jogo: (a primeira, com um só um peixe era guia, mas dá pra ter uma ideia da aparência do jogo):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Encontram-se alguns elementos de Transformice lá, com um design básico:
As tábuas, a bola, as caixas… Colocar objetos com pregos também foi
preservado pelo TM, embora não apareçam mais na lista de itens. O painél
de objetos do Poisson, mostrado à esquerda, permiti ver a evolução do
design, e a evolução do conceito da orientação. A variedade de mapas, é
muito mais restrita no Poisson, ainda é bastante semelhante aos mapas
básicos do Transformice.
Além da ausência do peixeiro no jogo, há outra grande diferença entre o
peixeiro e o xamã: O peixeiro se beneficia de uma arma adicional chamada
Freeze Time, que não foi preservada para o TM. Aliás, era
suficiente que o peixeiro pressionasse a barra espaça de modo que o
tempo (e os jogadores) congelassem durante alguns segundos. Ele poderia,
então, colocar objetos e construir sem ser incomodado pelos peixes.

Poisson só trouxe uma grande inovação em relação ao Aaaah (além do seu
design fresco): A maneira de guiar, colocando objetos. O objetivo do
jogo e o conceito permaneceu muito, muito similares ao de Aaaah.
Transformice, sem perder o espírito de seu antepassado Poisson, feito de
sangue novo se torna mais e mais complexo a cada dia para o delírio dos
jogadores.

Dado que o desenvolvimento não foi muito profundo, Poisson se manteu em
fase beta, mas ganhou muitos mais jogadores do que parece. Seu conceito e
seu design sóbrio, mas simpático, tinha atraído muitos jogadores de
Aaaah, tendo encontrado em Poisson uma dimensão de diversão extra.



A origem do Transformice

Segue-se uma longa citação cuja fonte encontrará clicando aqui.
"Aquilo
fazia já um momento que procurava um novo pequeno projeto sobre o qual
trabalhar. Necessidade de alterar de ar, de reencontrar uma paixão
perdida, e talvez provar-me algo, não sei demasiada.
Em
abril passado, um dos meus amigos e colegas propunha-me a sua ajuda
neste sentido: porque não muito um pequeno jogo Lanterna elétrica? Algo
sem muito grande importância, nada que alterará a face do mundo, mas
exatamente qual divertir-se e testar as nossas competências?
E é assim que nasceu… Transformice.
Ei
sim, como muito poucas pessoas adivinharam-o, sou o famoso pseudónimo
“Graphiste” que se esconde de trás Transformice. É mim que realizou as
ilustrações, os sprites de ratos, os objectos, e os animations.
A
ideia de Gameplay fez-se à dois com Tigrounette. Adorava o seu conceito
de jogo posto em lugar com “Aaaaah! ”, e haver uma dimensão
suplementar. A ideia dos ratos me veio uma simples noite onde cerca de
roedores vieram grattouiller de trás a minha cabeça de cama. Imaginava-o
construir das arquitecturas improváveis para traçar-se das passagens
através das divisórias, os tetos e os pavimentos…
É
assim que propus a ideia à Tigrounette: à base, todos os ratos podiam
“transformar-se” à vontade em objectos simples, onde o nome de origem,
Transformice, transformar + mice (ratos ao plural em inglês), a fim de
ajudar outros todos os ratos a atingir um queijo elevado pendurado. Os
mais ratos teriam de queijos, mais os ratos transformados teriam ganho
de pontos, e teriam acesso à notícias formes.
Após
cerca de testes, apercebemo-nos que este modo de jogo não era muito
fun, ainda mais se apenas duas pessoas estiverem presentes sobre a mesma
bandeja de jogo. Então dissemo-nos que os ratos deveriam por
conseguinte invocar objectos antes que transformar-se elas mesmas. Mas
lá ainda após cerca de testes, e com um punhado de jogadores, todos
invocava todo e qualquer coisa em qualquer lugar, e era injouable.
A
conclusão lógica era por conseguinte não dar “os poderes” de invocar
único só um um rato ao mesmo tempo. Após um gordo delírio e pouco sono,
ao rodeio de um café com Tigrounette, imaginou-se uma espécie de deusa
rato na frente da qual os outros ratos prosternavam-se. A ideia do rato
Chamane era née.
Lá,
pusemos sobre pé muito pequeno um jogo multijoueur com apenas dez maps,
consistindo em blocos verdes, ratos ligeiramente duros, um queijo, e
cerca de objectos a porem. E à nossa surpresa, o sucesso foi immédiat.
Hoje,
Transformice está a explodir, e representa mais de 8000 visitantes
únicos para mais de 15.000 visitas por dia. Bouche-à-oreille é tal que o
jogo terminou por reencontrar-se sobre fóruns ingleses, sobre os quais
faz um carton.
Se
não falar frente, e que tomei este pseudónimo “Graphiste”, era por duas
razões. A estreia é que o meu nome é associado cada vez mais à minha
empresa (Ankama), coisa que ao mesmo tempo preenche-me de orgulho, mas
irrita-me à certos momentos. Não posso mais dizer nada sem que aquilo
seja atribuído à Ankama, e confesso que aquilo pesa-me ligeiramente.
Tinha medo que apresentando este jogo sob o meu “verdadeiro” nome,
acusa-me-se aproveitar da notoriedade que traz-me Ankama para fazer a
promoção. O segundo, que decorre da estreia, é que tinha medo de ver-me
acusado não pôr à lucro absolutamente 100% do meu tempo ao meu trabalho,
ou seja DOFUS. Há muito, imensamente tempos, mas para alguns, não é
nunca assez.
Hoje,
decido sair da sombra, porque é orgulhoso de ter feito este pequeno
jogo com Tigrounette, e mim moque bem que alguns poderão acusar-me. Tomo
muito prazer a ver e fazer evoluir este jogo, e tenho a fazê-lo
partager.
E aproveito por conseguinte para dizer: obrigado imensamente Tigrounette!"


O nascimento do Transformice
Transformice
conseguiu rapidamente suceder o Poisson depois que ele fechou, no
início de maio de 2010, mais uma vez tomando um conceito semelhante, mas
amplamente melhorado, e muito mais elaborado
A nova restrição de pegar o queijo antes de ir para a toca abre
possibilidades muito maior para o futuro do jogo. O modo de orientação
também é uma pequena revolução, pois o guia está presente no mapa.

Transformice é um jogo com um futuro brilhante, ansiosos para trazer
inovações e surpresas dos jogadores, graças a um conceito mais
interessante e pesquisado.


Fonte: transformice.niaou.fr
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Sáb Mar 26 2011, 16:16
Pow muito interessante, eu li tudo mesmo falando sério. Só que precisa dá uma editada aew, tá muito ruim de entender
Dj Bryan
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Sáb Mar 26 2011, 21:33
Bem entedi só uns 40% mas dos 40% que eu entedi eu gostei Smile
rafaelcarma
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Sex Abr 01 2011, 09:44
Ok Gente!
Postarei mais coisas depois sobre O Transformice ou Como chaman o jogo do ratatouile
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