Fórum Habbosal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Fulan
Fulan
Administrador
Administrador
Mensagens Mensagens : 4523
Like Like : 207
Idade Idade : 30
http://www.habbosal.forumeiros.com

Saiba quanto de internet os jogos online realmente consomem Empty Saiba quanto de internet os jogos online realmente consomem

Sex Abr 22 2016, 11:00
A implantação de franquias para planos de internet fixa é um assunto de muito debate atualmente. Na última segunda-feira (18), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, citou jogos online para defender este novo sistema, argumentando que o ato de se jogar games online consumiria muita banda.

A declaração gerou polêmica e, como não poderia deixar de acontecer, acarretou em muitos memes e protestos nas redes sociais. Mas, afinal, o que o presidente da Anatel disse é realmente verdade? O IGN Brasil resolveu colocar as palavras de Rezende à prova e mostrar se os jogos online realmente consomem tanta internet quanto se pensa. Lembrando que há uma grande distinção entre o consumo de banda ao fazer download de games completos (e suas eventuais atualizações) e o consumo que acontece ao jogar online.

Para fins de teste, utilizamos o programa GlassWire, que monitora o consumo de rede de todos os programas de um computador. O software é capaz de indicar quando um jogo iniciou seu consumo de internet e expõe, na forma de gráfico dividido por tempo, o quanto de upload e download determinado jogo utiliza. Veja a nossa análise de cada game específico abaixo:
League of Legends


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


CLIQUE PARA AUMENTAR: Em comparação, o mesmo período de 30 minutos utilizando Spotify demanda mais que o triplo de uma partida de LoL.

Uma partida com média de 30 minutos em Summoner's Rift consumiu aproximadamente 15 MB de internet. Ganhando ou perdendo suas partidas no MOBA da Riot Games, o gasto por jogo é consideravelmente baixo.
Dota 2

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


CLIQUE PARA AUMENTAR: Uma partida do MOBA da Valve pela defesa do seu Ancient não é um grande peso para sua internet.

Uma partida de Dota 2 com média de 40 minutos de duração consome aproximadamente 30 MB de internet. Em comparação a League of Legends, o jogo da Valve consome um pouco mais, mas continua sendo uma quantidade pequena.
Dark Souls III
CLIQUE PARA AUMENTAR: 30 minutos de Dark Souls saem por menos do que 5 minutos de navegação pela internet.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Mesmo brincando de invadir mundos inimigos e participando do modo cooperativo, o gasto de banda do mais novo exemplar de Dark Souls é praticamente irrelevante: apenas 900kb de download e 500kb de upload.
Street Fighter V
CLIQUE PARA AUMENTAR: Street Fighter 5 foi um dos jogos que mais exigiu uso de banda. Mesmo assim, é um gasto extremamente baixo se comparado com serviços de streaming.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Talvez por exigir latências baixíssimas, Street Fighter V foi um dos jogos que mais consumiu dados durante partidas online. Cinco lutas (equivalente a 15 minutos de game) consumiram 25mb de download e 30mb de upload. Mesmo assim, o consumo é bem pouco para ser considerado "elevado".
Counter-Strike: Global Offensive
CLIQUE PARA AUMENTAR: CS:GO demanda bastante download, mas quase nada em upload.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


A última versão de Counter-Strike exige o download de uma alta quantidade de banda, mas quase não exige uploads. Uma partida de 15 minutos consumiu cerca de 30mb de dados. Você precisa passar 12 horas jogando para consumir o mesmo que duas horas assistindo a programas no Netflix.
Tom Clancy's The Division

CLIQUE PARA AUMENTAR: The Division só gasta um pouquinho da sua banda quando está carregando.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Um MMORPG constantemente online, Tom Clancy's The Division consumiu cerca de 25mb enquanto carregava a partida. Mas, depois disso, demandou apenas 6 mb de banda ao longo dos 15 minutos de jogatina. Isso significa que passar o dia todo jogando representaria um consumo de cerca de 200mb do seu limite.
Star Wars: Battlefront
CLIQUE PARA AUMENTAR: O multiplayer do novo game da Dice não consome muita banda mesmo com muitos jogadores conectados ao mesmo tempo.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Mesmo em seu modo para 40 jogadores, o mais recente shooter do universo Star Wars não consome mais do que 30mb em upload e download para uma partida de cerca de 35 minutos. De fato, não tem lado sombrio da Força para acabar com sua banda por aqui.
Grand Theft Auto Online
CLIQUE PARA AUMENTAR: Pode jogar seu GTA Tranquilo. Ele não consome quase nada de banda.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Um dos games online mais jogados atualmente é a versão multiplayer para múltiplos jogadores de GTA V. E você não precisa se preocupar, porque essa experiência viciante não vai destruir seu limite de internet: 30 minutos de jogatina consumiram menos que 10mb em download e upload somados.
Hearthstone
CLIQUE PARA AUMENTAR: Jogar Hearthstone sai quase de graça para sua internet.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


O game de cartas da Blizzard é tão econômico em uso de banda que uma partida do game, de cerca de 15 minutos, gastou cerca de 300kb em upload e download. Ou seja, pode gastar seu baralho à vontade.
Nossa conclusão

Após os testes com alguns dos jogos online mais populares, os números mostram que o ato de jogar online consome pouca banda. Mesmo se levarmos em conta sessões prolongadas de jogatina, o valor de consumo total não seria nem um pouco próximo do gasto com serviços de streaming como o Netflix e Spotify -- isso, mesmo em casos de jogos que necessitam estar constantemente online. Portanto, o argumento da Anatel quanto a jogos online não é válido para justificar a implantação dos limites de franquia. É ou não para respirarmos todos aliviados?

Para saber mais sobre a questão da limitação da conexão de internet no país, continue ligado no IGN Brasil.

Matheus de Lucca é repórter no IGN Brasil.

por Mr.Sephiroth, fonte: Br/Ign
Créditos: Gamevicio
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos