Fórum Habbosal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Skylake
Skylake
Membro Especial
Membro Especial
Mensagens Mensagens : 835
Like Like : 29
Idade Idade : 25
https://habbosal.forumeiros.com

Intensifica-se a discussão sobre a existência de vida em Proxima b Empty Intensifica-se a discussão sobre a existência de vida em Proxima b

Sáb Ago 27 2016, 18:45
Planeta alienígena é o mais próximo do Sistema Solar, e também o mais próximo que pode abrigar vida; intenso debate na comunidade científica discute se possui vida e como lançar missões interestelares até ele

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Concepção artística de Proxima b; a discussão se ele pode
abrigar vida alienígena tem sido intensa nos últimos dias.

A descoberta de Proxima b, planeta provavelmente rochoso e habitável orbitando Proxima Centari, a somente 4,22 anos-luz de nós, foi assunto na imprensa mundial nos últimos dias. Em um estudo publicado na revista Nature, os cientistas Guillem Anglada-Escude e Ansgar Reiners, respectivamente da Queen Mary University em Londres e do Instituto de Astrofísica da Universidade de Gottinger, na Alemanha, relatam como utilizaram a técnica da velocidade radial para determinar a existência desse mundo. Até o momento as únicas informações seguras são seu período, 11,2 dias, e sua massa de 1,3 vezes a da Terra.

Proxima b está a uma distância de somente 7,5 milhões de km de sua estrela. Proxima Centauri é uma anã vermelha com somente 0,12 vezes a massa do Sol, e um diâmetro de 1,4 vezes o de Júpiter. Apesar de algumas dúvidas levantadas na comunidade científica, os autores da descoberta estão seguros de que Proxima b é rochoso e possui uma superfície na qual se pode ficar em pé. Ali, devido a pouca distância, sua estrela pareceria muito maior do que o Sol para nós, e ainda se discute se o planeta possui uma atmosfera e um campo magnético, pois Proxima Centauri possui muita atividade e lança rais-X, que alcançariam a superfície do planeta a uma taxa 100 vezes maior que a que recebemos do Sol. Caso não tenha atmosfera Proxima b deve ser muito frio, com temperaturas da ordem de - 40º C.

A presença de uma atmosfera densa, por outro lado, poderia proporcionar um efeito estufa na dose certa para equilibrar as temperaturas, especialmente se, como se suspeita, Proxima b manter um hemisfério permanentemente voltado para sua estrela. É o que se chama estar travado gravitacionalmente, mesmo fenômeno que acontece com a Lua em relação à Terra. Quanto à presença de água, Anglada-Escude comenta: "Este planeta pode ser seco, caso tenha se formado perto da estrela, ou caso surgiu longe e migrou para uma órbita interior pode ter retido muita água das regiões externas de seu sistema. Além disso, cometas e asteroides podem ter trazido água até sua superfície na época de formação. Tudo ainda é especulação, porémas chances são boas, e há modelos viáveis para que seja um planeta semelhante à Terra".

ALVO DE FUTURAS MISSÕES ESPACIAIS INTERESTELARES

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Proxima Centauri comparada a outras estrelas, 
incluindo o Sol e Júpiter.

A história descoberta significa ainda a presença, quase às portas de nosso Sistema Solar, de um mundo alienígena capaz de abrigar vida. A maioria dos exoplanetas habitáveis está a centenas ou milhares de anos-luz de distância, tornando muito difícil determinar sua composição. Proxima b, sendo o planeta habitável mais próximo de nós que jamais será descoberto, pois não existem estrelas a distância menor do Sol, poderá ser estudado com a tecnologia atual caso passe diante de sua estrela, o chamado trânsito. Contudo, as chances de isso acontecer são estimadas em 1,5 %. Mesmo assim, telescópios atuais e especialmente os instrumentos que devem entrar em operação na próxima década poderão conseguir imagens diretas de Proxima b, sendo assim possível estudar sua composição.

A ideia de um planeta habitável tão perto também é animadora em termos de exploração espacial por sondas não tripuladas. Contudo, mesmo a distância de 4,22 anos-luz é um imenso desafio visto que a nave New Horizons, que visitou Plutão em julho de 2015, viajando a 84.000 km/h levaria 54.400 anos para atingir Proxima Centauri. A imprensa em geral voltou a noticiar dentro do tema o Breakthrough Starshot, projeto do bilionário russo Yuri Milner do qual o físico Stephen Hawking e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg são membros, e cujo objetivo é o de lançar nanonaves capazes de chegar a Alpha Centauri em 20 anos. Para tanto esses engenhos teriam enormes velas, propelidas por lasers potentes que as acelerariam a velocidades enormes. Estima-se que a tecnologia capaz de produzir essas naves esteja disponível dentro de vinte anos. Pesquisar Proxima b pode proporcionar informações preciosas sobre como a vida pode se desenvolver em exoplanetas através do Universo.

Fonte
UFO
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos