Fórum Habbosal

Habbo, Games, Tecnologias, etc.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Skylake


Moderador Global
Moderador Global
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
O exoplaneta, intitulado CVSO 30c, é o ponto marrom na parte esquerda da foto. A mancha brilhante central é sua estrela mãe.

O planeta está a 14 quatrilhões de quilômetros da Terra!

Usando o poder combinado de um conjunto de telescópios em diferentes locais por todo o Globo, os astrônomos do ESO (European Southern Observatory) conseguiram capturar a primeira imagem clara de um exoplaneta localizado num sistema solar a 14 quatrilhões de quilômetros da Terra.

A procura dos astrônomos por exoplanetas (planetas que orbitam outras estrelas) é realizada através de vários métodos. Um dos métodos é o imageamento direto, que tem se provado de sucesso até agora, sendo efetivo especialmente para planetas com órbitas amplas ao redor de estrelas jovens, porque a luz refletida desses planetas não é encoberta pela luz refletida de suas estrelas mãe, tornando mais fácil sua localização.

A imagem capturada confirma a eficiência desta técnica, mostrando uma estrela T-Tauri, de nome CVSO 30, situada a 1200 anos luz da Terra, ao noroeste do cinturão de Orion.


Acredita-se que a CSVO 30 tenha um outro exoplaneta chamado de CVSO 30b, após sua descoberta em 2012 através da fotometria de trânsito, um método de detecção no qual se vê a luz da estrela diminuindo quando o planeta passa em sua frente.

Por agora, os astrônomos observam sistemas com vários telescópios, combinando todas as peças de informação adquiridas com o telescópio VLT (Very Large Telescope) no Chile, com dados coletados do Observatório W.M. Keck, no Havaí, e finalmente com dados agregados do Observatório Calar Alto, na Espanha

Usando os dados centralizados das três instalações de observação, os astrônomos agora têm um ponto de vista melhor e mais definido do que parece ser um segundo planeta.

Embora o planeta CVSO 30b orbite muito próximo da estrela, completando sua órbita em menos de 11 horas, com uma distância orbital de 0,008 au (au=distância média entre a Terra e o Sol), o CVSO 30c orbita bem mais longe, à uma distância de 660 au, requerendo 27.000 anos para executar uma única órbita. (Como referência, o planeta Mercúrio orbita o Sol à uma distância média de 0,39 au, enquanto Netuno está a pouco mais de 30 au.)

“Se for confirmado que CVSO 30c orbita a estrela CVSO 30, este será o primeiro sistema estelar que abriga tanto um exoplaneta próximo, detectado pelo método de trânsito, quanto um planeta longínquo, detectado por imageamento direto”, escreveram os representantes do ESO numa descrição da imagem.

“Os astrônomos ainda estão explorando como tal sistema exótico veio a se formar em tão pouco tempo, pois a estrela tem somente 2,5 milhões de anos; é possível que os dois planetas interagiram em algum tempo do passado, se esparramando e assentando nas suas atuais órbitas extremas”, eles adicionaram.

Agora os humanos são capazes de diretamente gerar imagens de exoplanetas, um feito há muito tempo almejado desde a descoberta da oscilação estelar, a qual pavimentou o caminho para a técnica pioneira de detecção de planetas ao redor de outras estrelas.

Com esta descoberta, se tornou certo que novas técnicas e óticas serão desenvolvidas para continuarmos a montar o vasto quebra-cabeças que é o nosso visível e alcançável Universo.

Mais cedo do que se espera, será possível ter imagens de satélites orbitando outros planetas.  Um avanço óptico poderá também levar à descoberta de artefatos alienígenas que agora são indetectáveis por nós.

Fonte
OVNI Hoje









Ver perfil do usuário http://habbosal.forumeiros.com

#2
 dgCore


Membro
Membro
Fico imaginando se esse sistema ainda existe hoje, já que ele está a uma distancia absurda de nós. Acho muito interessante o fato de sempre estarmos observando o passado quando olhamos para o universo.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum