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Análise: L.A Noire Empty Análise: L.A Noire

Sáb Jul 02 2011, 00:59

Análise: L.A Noire

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Desenvolvedor: Rockstar / Team Bondi
Produtor: Rockstar
Engine: Engine Próprio (in house)
Diretor / Escritor: Brendan McNamara
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3
Data de Lançamento: 17 de Maio, 2011 (EUA) / 20 de Maio, 2011 (EUR)
Número de Discos: 01 BluRay (PS3) / 03 DVD (Xbox 360)
Gênero: Ação / Aventura / Sand-Box
Modos: Singleplayer
Censura: M (18+)
Línguas: Inglês (Audio) / Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, e Italiano (Legendas)
Release: Release Particular, Region Free, sem AP2.5, Wave 11
ABGX ( Discos 1, 2 e 3):

Spoiler:

Introdução

A cidade de Los Angeles do final dos anos 40 tinha uma aura mágica:
pessoas de todos os EUA chegavam lá atrás de fama e sucesso nos filmes
de Hollywood. Assim como qualquer lugar, Los Angeles tem seus problemas.
Por trás de toda a magia dos estúdios existe um lado maligno, com
crimes de todos os tipos – indo de um simples atropelamento até
assassinatos em série. “L.A. Noire” transpira glamour, perversão, amor e
ódio. O resultado é algo único, encantador e vibrante.

A Rockstar (empresa que criou a série “Grand Theft Auto”) resolve sair
do lado do crime e coloca o jogador na pele de um policial em “L.A.
Noire”. O jogador vai investigar crimes na cidade de Los Angeles dos
anos 40 seguindo a linha de filmes policiais da época. Para isso será
necessário coletar provas e pistas nas cenas de crime, interrogar
pessoas e, quando necessário, perseguições no meio da cidade
.
O game impressiona pela qualidade da animação dos rostos dos
personagens, que são representados por atores de Hollywood, como é o
caso de Aaron Staton, que interpreta o detetive Cole Phelps, o
protagonista dessa aventura.


Pontos Positivos




  • Não é um "GTA" nos anos 40
    É necessário observar que “L.A. Noire” não é um GTA nos anos 40. Por
    mais similar que se pareçam, esse não é um game de tiro em terceira
    pessoa com mundo aberto. Sim, o jogador tem a portunidade de circular
    pela cidade de Los Angeles livremente, conhecer pontos interessantes,
    fazer missões paralelas e afins, mas aqui Phelps é um cara “do bem” e
    não vai sacar seu revólver e sair disparando no meio da rua sem ser
    extremamente necessário.

    Além disso, há penalidades ao sair dirigindo como um louco ou ferindo
    pessoas. Ou seja, tire essa ideia da cabeça, pois não vai ser possível
    sair causando o caos na cidade a seu bel prazer. Mas veja que isso não é
    um ponto negativo, pois faz parte da experiência que a Rockstar quer
    passar para o jogador e se encaixa perfeitamente com o contexto do jogo.

  • O corpo não mente, mas engana
    A principal atração de “L.A. Noire”, além de sua ambientação, é a forma
    que ele funciona. Esse é um game que lida com a procura de pistas,
    intuição e a percepção do jogador. Você deve procurar por evidências em
    todos os cantos, e assim ter pistas para descobrir quem é o assassino.

    Uma das principais características do jogo está na forma que o jogador
    interage com outros personagens do game, principalmente na hora de
    interrogá-los. Phelps tem três formas de abordar o entrevistado:
    acreditar, duvidar ou acusar de mentir. Para chegar a essas conclusões é
    necessário ficar de olho nas expressões faciais do entrevistado e
    analisar sua atitude, pois tudo é representado nos mínimos detalhes.



    Geralmente as pessoas não se sentem confortáveis em mentir para um
    policial, e isso pode ser analisado pelo seu comportamento evitando, por
    exemplo, o contato direto dos olhos, engolindo seco ou um sorriso
    sarcástico no canto da boca. Só que se fosse simples assim não teria
    graça.



    É preciso analisar também a circunstancia e o estado de espírito que o
    entrevistado se encontra, pois nem todas pessoas conseguem ser diretas
    quando recebem uma má notícia. Um bom exemplo disso é uma jovem garota
    que acaba de descobrir que a mãe morreu. Como ela está em estado de
    choque, dificilmente ela vai dar respostas sólidas. Isso vai criando uma
    complexidade cada vez maior conforme Phelps vai subindo na carreira.



    Caso você esteja em dúvida, pode usar a intuição, habilidade que pode
    indicar quais são respostas certas e quais as pistas provam que o
    entrevistado está mentindo. Esses pontos de intuição são liberados
    conforme você faz as perguntas certas e dão uma dinâmica de evolução
    essencial para o game.



    Mesmo que o jogo tenha uma linearidade, ela não é tão rígida quanto
    parece, pois cada pessoa joga e encara os fatos de uma forma muito
    particular. Isso proporciona experiências distintas para diferentes
    jogadores e que pode gerar discussões interessantes sobre as formas que
    os casos foram resolvidos e que definitivamente modifica a forma de se
    fazer a narrativa de um game.

  • Missões paralelas não atrapalham
    Além de investigar os grandes crimes, Phelps tem muita coisa para
    fazer, como ajudar a força policial a impedir um homem de se jogar do
    alto de um prédio, ou interromper um assalto a uma joalheria.

    Essas missões paralelas são apresentadas quando você anda de carro e
    recebe um chamado no rádio do carro patrulha. Cabe ao jogador decidir se
    vai atender a esse chamado ou não. A parte importante é que essas
    missões podem ser apreciadas depois de terminar o modo de história, o
    que é um ponto positivo para quem é disperso e perde o foco com diversas
    possibilidades à disposição.



    Além das missões paralelas, existem tarefas como coletar rolos de
    filmes ou visitar pontos turísticos da cidade e outras atividades à sua
    disposição. Ou seja, mesmo com a ausência de um modo multiplayer, existe
    muito que se fazer após terminar o jogo.

  • Ambientação de primeira
    Uma das coisas que mais impressionam é a ambientação de “L.A. Noire”,
    que consegue fazer com que o jogador se sinta na cidade de Los Angeles
    dos anos 1940. Os prédios, as ruas, os veículos, propagandas,
    figurino... tudo está lá para fazer você acreditar que vive nessa época.
    E se você é fã de filmes noir, tem a opção de jogar em preto e branco.

    Ao entrar em um bar ou no carro você vai ouvir as músicas da época,
    principalmente o jazz e o blues. Em resumo, o Team Bondi conseguiu
    captar o espírito e transmiti-lo para o jogador de uma forma sem igual.

  • Ação na medida certa
    Mesmo não tendo foco na ação, esse é um elemento muito bem explorado e
    mostra a qualidade típica da Rockstar. Existem cenas de perseguição que
    são ótimas e emocionantes, os tiroteios são bem planejados e intensos,
    contando inclusive com a chegada de reforço policial para ajudar o
    jogador a eliminar os bandidos. Claro que esta parte não é perfeita e
    possui alguns problemas técnicos que não atrapalham a experiência de
    jogo.


Pontos Negativos


  • Impossível cortar partes já vistas
    Por mais que o jogo tenha muitas coisas boas, é preciso um olhar
    crítico para perceber que ele não é perfeito. Um exemplo disso é que
    algumas cenas não podem ser cortadas, mesmo aquelas que já foram vistas.
    E isso pode ser um empecilho para os caçadores de Conquistas e Troféus,
    pois em missões mais avançadas as cenas de corte vão ficando cada vez
    maiores e mais frequentes.

  • Movimentação artificial
    Se por um lado a animação facial é perfeita e sem nenhuma ressalva, o
    mesmo não pode ser dito da atuação corporal dos personagens, que é dura e
    até robótica em algumas ocasiões. É estranho ver uma cabeça tão
    perfeita em um corpo que parece uma marionete.

    Imagens


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  • Fonte: Uol Jogos e Forumxbox360


Última edição por Fulan em Ter Jul 05 2011, 19:28, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Editado)
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Sáb Jul 02 2011, 09:34
Nossa veio , esse jogo deve ser irado , muito ação e aventura ne um mesmo jogo só.
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Sáb Jul 02 2011, 11:14
Fulan , poderia postar algumas imagens pra gente ver como é +/- ?

É que só tem essas imagens do system e nem deu pra ver como é o jogo direito ..

Embora a análise esteja super completa .

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Seg Jul 04 2011, 19:12
Pode deixar que eu irei completar.
valeu pelo aviso, realmente tá faltando isso ;D
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Ter Jul 05 2011, 15:13
Estarei esperando Kratos , mais caso não dê tudo bem Wink .
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